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sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que é o Autismo

O autismo pode ser entendido como uma alteração cerebral, uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa de se comunicar.
Para Gauderer (1979), o autismo é uma síndrome presente desde o nascimento e se manifesta antes dos 3 anos de idade, principalmente nos meninos, afetando, principalmente, os estímulos auditivos, visuais e a fala.  Rutter (apud KANNER ano) discute o autismo infantil como sendo um distúrbio autista inato do contato afetivo. Para ele, o autismo destaca-se como uma anormalidade e a inadequação afetando crianças aparentemente “normais”, crianças que desenvolvem alguma característica após 02 anos. Para Rutter, as principais características clínicas da síndrome são: uma determinada forma de desvio de desenvolvimento social, desvio do desenvolvimento da linguagem, comportamentos estereotipados e rotinizados, não apresentando delírios e alucinações típicas de distúrbio do pensamento do tipo esquizofrênico. O autor ainda afirma que no primeiro ano de vida, o bebê que possui a síndrome não faz coisa que bebês “normais” fazem. Por exemplo, a criança autista não tem atitudes como estender os braços, seguir os pais quando começam a dar os primeiros passos, e não procuram os pais quando se machucam e nem demonstram carinho para com os pais. A convivência pode ser bem complicada, pois as crianças autistas não encaram as pessoas quando querem ou precisam de algo.
De acordo com Leboyer (1987), as primeiras definições sobre o autismo foram dadas por Leo Kanner e  são consideradas crianças autistas aquelas que não possuem aptidão em estabelecer relações sociais com outras pessoas possuindo também um atraso na sua linguagem.
 A partir dessas diversas visões, podemos entender o autismo como um transtorno no desenvolvimento, isto é, algo que faz parte da construção do indivíduo e que afeta principalmente a sua fala, e que faz com que não tenha um bom relacionamento com o mundo externo.

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