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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Inclusão: um longo caminho a ser percorrido

O Brasil está no caminho da inclusão, as leis estão valendo e promovem o acesso a todos os portadores de deficiência a se matricularem em escolas da rede regular de ensino, mas as políticas públicas que auxiliam as escolas nesta busca da inclusão ainda não foram feitas. As leis dizem quais as regras, mas não apontam como e onde buscar recursos materiais e pessoais necessários para atender a todas as particularidades destes alunos.
Alterações no espaço físico das instituições de ensino, profissionais capacitados para atendimento especializado, interpretes, fonoaudiólogos, psicólogos, auxiliares de professor, professores com capacitação compatível com os níveis de dificuldade dos alunos, todos estes cuidados para que de fato exista uma inclusão ainda não foram incorporados nas escolas brasileiras. Algumas poucas prefeituras, cidades ou mesmo escolas saíram em busca destas melhorias para atender as leis e poder atender estes alunos, mas quem espera do governo esta iniciativa ainda permanece no tempo da exclusão, ou pior, recebe estes alunos sem condições nenhuma de proporcionar ganhos educacionais e deixa esta criança abandona no canto da sala, onde se vê que ele foi integrado ao grupo, mas não de fato incluído.
O profissional permanece sem reconhecimento do seu valor, seja por pais de alunos ou pela baixa remuneração, tendo que fazer dois ou três turnos para atingir um bom salário, e desta forma não se dedicando como deveria para com seus alunos.
O professor até tenta fazer um bom trabalho na busca de projetos ou na organização do conteúdo que contemple as necessidades de seus alunos sejam eles de inclusão ou não, no acompanhamento da evolução da sala, no cuidado individual com eles, mas caso tenha que trabalhar o dia todo vai ter que fazer o básico, e aquele professor que poderia ser capaz de promover a construção de conhecimento em todos os seus alunos vai ter que deixar algum para trás, e muito provavelmente este aluno será o de inclusão ou com alguma dificuldade de aprendizagem.
A inclusão nas leis foi um avanço, mas este não pode parar por conta destes problemas, as políticas na área da educação devem chegar nas escolas em forma de verbas, programas educacionais de longo prazo, contratação de profissionais especialistas, valorização do professor, para desta forma haver realmente uma inclusão, que tanto beneficiaria a socialização das crianças, preparando-as para um mundo no qual o preconceito e a intolerância com as diferenças fiquem cada vez mais ultrapassados e sem sentido. A promoção da igualdade no direito de ser diferente, mas incluso.

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